domingo, 29 de novembro de 2009

O Gigante dos Mares



O Oasis of The Seas tem tamanho de trem, ou melhor, de trens: o equivalente a três composições de metrô e com 65 metros, a altura de um prédio de 20 andares. Para acomodar os mais de seis mil passageiros, o gigante dos mares teve que ser dividido em bairros. Um dos mais disputados fica no oitavo andar, é o Central Park. O que é mais impressionante, primeiro, é que ele é a céu aberto e, depois, que tem árvores verdadeiras. São mais de mil espécies de plantas.

Nele tem restaurante italiano, café, loja de tudo o que é tipo, uma espécie de barzinho em praça pública, na área que já é considerada a mais chique do navio. Agora, como o navio é um lugar que tem 16 andares, os bairros ficam uns em cima dos outros.

Um pouco mais embaixo está a chamada Promenade, um luxuoso shopping center. o custo estimado para uma semana de estadia é de quase R$ 3 mil ou R$ 50 mil, se for na suíte mais luxuosa da história da navegação. Ele é o primeiro apartamento de dois andares, tipo loft, em um cruzeiro marítimo. A varanda é tão grande que parece uma pista de corrida. Ela é menor que a do lado de fora, é verdade. Mas a do corredor bate outro recorde em alto mar: são quase 700 metros.
O capitão explica que a tecnologia usada para comandar o navio é a mais moderna que existe, a mesma usada pela marinha americana.

Quem senta na cadeira de comandante tem uma enorme responsabilidade. Se aparece, digamos, um iceberg pela frente, o marinheiro tem que mudar manualmente os rumos do navio.

O capitão explica é que, hoje em dia, o navio não precisa de âncora. Ele até tem uma âncora, que é uma reserva, mas ele mantém o navio parado apenas com os propulsores que ele controla nos comandos.

"É do mesmo jeito com tudo aqui. Temos a reserva da reserva da reserva da reserva", diz o marinheiro. "Se isso falha, então, temos outro, se esse outro também falha, temos outro. Tudo é assim, porque esses computadores é claro que eles falham".Em todo caso, o navio que é cinco vezes maior do que o Titanic tem barcos salva-vidas suficiente para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário